Sérgio Abranches
Sem acordo nas negociações formais a reunião do comitê preparatório será encerrada hoje à meia-noite. O Brasil assume amanhã a coordenação de conversas informais, que deverão se estender, provavelmente, até o próximo dia 19. São informais porque o Brasil ainda não terá a presidência formalmente.
Essas negociações seguirão a mesma rotina das anteriores, com duas diferenças importantes. A primeira é que todos os grupos de trabalho passarão a ser coordenados por negociadores brasileiros. A segunda, é que terminam as discussões sobre texto propriamente dito. O papel das últimas horas de reunião do comitê preparatório será “limpar” o texto, produzindo uma versão que permita a negociação a partir de amanhã com o objetivo de tomar decisões sobre os temas mais difíceis.
Isso significa que não se discute mais versões diferentes de parágrafos, mas a adoção ou não de formulações que permitam um resultado satisfatório e que concilie as posições conflitantes. A intenção do Brasil, informou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo é fechar o documento e não deixar pontos para serem decididos pelos chefes de estado.